Newsletter

voltar

GERENCIAMENTO DE RISCOS x RESPONSABILIDADE CIVIL


Você já pensou em quantos riscos uma empresa está exposta e quantos danos ela pode causar ao seu redor? Nem sempre gerenciar riscos é uma tarefa fácil, mas muitas vezes ele é passível de ser coberto por um seguro, que no caso do seguro de RESPONSABILIDADE CIVIL, o foco é reduzir os riscos das empresas e profissões e minimizar perdas.

Uma simples fatalidade pode ocasionar danos de grandes proporções, comprometendo o patrimônio da empresa (ou de sua profissão) bem como sua continuidade no mercado. E isso independe do porte da empresa, qualquer empresa tem riscos de Responsabilidade Civil, já que os riscos são sempre inerentes às atividades.

Desde um escritório que recebe visitantes, que podem sofrer uma queda no local, até danos causados por alimentos em restaurantes, produtos de comerciantes, que podem ser danos corporais ou materiais causados à terceiros e, muitas empresas não conhecem as coberturas que o seguro de Responsabilidade Civil pode trazer como benefício em exemplos como estes.

O gerenciamento de riscos de sua empresa e ou profissão versus a uma Responsabilidade Civil, está relacionado à exposição em relação a possíveis danos a terceiros, ou seja, riscos que todos estão sujeitos, mas como podemos mitigá-los? Muitas vezes com medidas preventivas e modelos de gestão ( depende de cada caso) e muitas vezes com produtos de seguros.

Para exemplificar melhor, mostramos abaixo as principais coberturas de um seguro de Responsabilidade Civil Geral, mas temos até 50 tipos de cobertura para diferentes públicos, diferentes empresas e atividades:
• Ressarcimento de equipamentos
• Reconstrução de estruturas atingidas
• Consertos e reparos necessários
• Custos de hospitalização e despesas de saúde • Danos morais
• Custos de defesa de advogados e perdas financeiras, entre outras.

Já aprofundando um pouco mais no tema, temos exemplos de alguns tipos de seguro de RESPONSABILIDADE CIVIL como:

RC Operações por exemplo, vai cobrir reclamação por uma operação que a empresa seja responsável, já que ela por existir é responsável por tudo que está ao seu redor, ou seja, em caso de danos à terceiros por andar em sua calçada por exemplo, onde ouve um acidente por estar escorregadia devido à um vazamento de sabão.

RC Produtos – produto com defeito. RC Eventos, caso um stand venha a se soltar por exemplo, e machuque um visitante e também danifique um computador. RC Prestação de Serviços, em caso de um conserto de ar condicionado ou instalação de produto, a empresa instaladora faz algo errado, deixa um fio solto que causa um dano. RC Empregador, cobre morte e invalidez por acidente de empregados. RC Ambiental, devido aos acidentes ambientais ocorridos nos últimos anos, que tem despertado nas organizações maior interesse pela contratação deste tipo de seguro como mitigador de riscos, temos também a questão de uma maior preocupação com o meio ambiente por parte da sociedade.

O seguro de RC Profissional, é especialmente desenhado para profissionais como: médicos, arquitetos, engenheiros, advogados, dentistas, corretores de seguros, corretores de imóveis, contadores, entre outras profissões, que através de um limite estipulado perante sua atividade, gerenciam e mitigam os riscos de sua profissão com um seguro específico, cobrindo seus atos falhos ou reclamações/danos à terceiros de qualquer esfera.

Aline Dalindo Mendonça

Managing Partner | Seguro de Crédito | Consultoria de Seguros na ADM RISK.